Wudang Taiji e a Medicina Chinesa

Wudang Taiji e a Medicina Chinesa

Em uma época muito antiga (3297 a.C.) existiu um ser mitológico chamado Fuxi(伏羲) ele era um sábio taoista que visualizou no corpo do “Qilin” um cavalo dragão, vários pontos formando uma seqüência com 8 direções e que a soma entre eles daria o número 9, e visualizou em cima do casco de uma tartaruga também uma outra seqüência com 8 direções com pontos onde a soma entre eles daria 10. Isso deu origem ao Bagua(八卦).

Esses dois animais correspondem respectivamente a dois mundos: o Bagua do céu anterior de Fu Xi, que significa a proximidade com o criador e ao mundo das idéias ou mundo invisível. E o Bagua do céu posterior que futuramente os homens, mudariam e se distanciariam e cada vez mais e fecharia as cortinas da proximidade do criador, e assim ficaram mais ligados a um mundo tangível das realizações do palpável, material real.

E imediatamente fez um registro oral e rabiscos a alguns discípulos, e assim foi o primeiro passo para a teoria e a escrita. O desenhos através de linhas continuas representam o Yang: o dia, o sol, a energia e a ação de todas as coisas e a linhas cortadas representam o yin: a noite, a lua, a matéria e a não-ação.

Depois de Fuxi(伏羲), veio Shennong(神农)cujo nome significa literalmente Divino Agricultor , também conhecido como o Imperador Vermelho ( 3197 a.C.),foi ele que deu inicio a agricultura e a medicina das ervas, fazia experimentos de ervas para diversas enfermidades.

Segundo a lenda diziam que ele tinham a barriga invisível e quando comia as ervas podia se ver o que acontecia por dentro, a reação dos órgãos.

Foto: Site da Federação

Podemos dizer que Shennong é o patriarca da medicina chinesa. Isso se relata em uma época que a China não era China era só um território, onde existiam varias tribos e etnias e cada tribo tinham um líder governante e ele era um líder governante de uma das tribos e essa liderança era passada de pai para filho e chegou até 8ª geração(2697a.C. ).

Toda essa historia tem uma relação profunda e inseparável com a arte marcial Taoista.

Foto: Site da Federação

Cada movimento que sobe ou desce, vira para um lado ou para outro, giros de tornozelos e punhos, flexão e extensão de joelhos e cotovelos tudo isso faz ora tonificar ora sentar os canais energéticos que temos circulando em todas as partes do corpo. É impossível separar a medicina tradicional chinesa da arte marcial de Wudang.

Em todas as aulas é estimulado uma sequencia de puntos e canais de energia para um melhor desempenho físico e desenvolvimento mental. Sendo assim os alunos tem uma melhora muito satisfatória em cada vez que participa da aula.

Iniciamos as aulas com movimentos de abertura dos canais de coração e pulmão, para melhorar a concentração no aprendizado. E Também ajudamos com estímulos em alguns pontos para que o praticante desenvolva mais sua flexibilidade e tenha menos dores.

A Escola Saúde e Consciência é representante afiliado da Federação Brasileira de Artes Marciais Wudang Sanfeng.

Conheça mais acessando o site: http://www.wudang.com.br/site/                                 

Fechar Menu