PRÁTICAS CORPORAIS

Um dos cinco pilares da Medicina Chinesa, as Práticas Corporais constituem um meio hábil pessoal em que cada praticante pode dedicar-se a uma atividade ao mesmo tempo relaxante e estimulante, que beneficia a saúde física e mental, de maneira ampla e com sólidas raízes que permanecerão por toda a vida do praticante.

Profundamente enraizadas na cultura chinesa, estas práticas fazem parte da vida cotidiana do povo chines, sendo comum encontrar centenas, ás vezes milhares, de praticante ocupando espaços públicos ao longo do dia, sendo um dos bons hábitos desse povo para equilíbrio e manutenção da saúde. 

Agende sua participação em uma aula, sem custo e sem compromisso, e sinta o quanto estas Práticas Corporais podem fazer pela sua saúde.

TaiJi (Tai Chi Chuan)

Criado pelo sacerdote taoísta Zhang SanFeng, considerado um dos Oito Imortais do Taoísmo, na montanha Wudang, trata-se de uma técnica interna de treinamento.

O Taiji é a interação equilibrada do yin e do yang. Sob o Sistema Taiji, o Taijiquan (Tai Chi Chuan) é a forma que usamos para nos cultivar e aprender a desenvolver e compreender o sentimento em nossos corpos e como integrá-lo ao movimento. Na prática do Taijiquan aprendemos a rigidez na suavidade do movimento e aprender a usar nossa respiração através do dantian, e nossa intenção e consciência interna para guiar nosso movimento. Ao contrário do equívoco distribuído de que o Taijiquan é simplesmente um exercício calistênico para os idosos, é na verdade uma prática interna profunda. Isso requer muita dedicação e uma forte determinação.

O Taijiquan dá grande importância ao cultivo da postura correta. Ao alinhar a postura, mantendo uma coluna reta e relaxada nas costas e na cintura, com o tempo os praticantes de Taijiquan começam a sentir uma maior liberação de tensão acumulada e rigidez no pescoço, ombros, costas, cintura e quadris. Isso acontece como resultado do processo de relaxamento dos músculos e tendões do corpo, especialmente aqueles que estão no pescoço, ombros e costas.

Qi Gong

Qi Gong é uma prática que incorpora técnicas de respiração e movimentos e posturas específicas para ajudar a ajustar o equilíbrio no corpo e na mente de um praticante, aumentar o sentimento, a consciência interna, a comunicação corporal e promover uma existência global mais equilibrada e saudável. Como resultado do alinhamento da consciência e do corpo uma comunicação mais harmoniosa proporciona um corpo mais saudável, com uma imunidade mais forte para proteger contra forças invasivas, como doenças e enfermidades.

Qi Gong é uma prática específica para alcançar a longevidade e tornar o corpo e a mente em geral mais fortes, mais robustos e eficientes. Ter mais consciência interna e comunicação corporal mais forte também pode ajudar os praticantes a encontrar suas forças e fraquezas individuais, desenvolver metas de vida e aprender a treinar seus corpos e mentes juntos.

A prática do Qi Gong é um método que pessoas de todos os tipos, idades e objetivos corporais podem participar. A prática continua e diligente pode ajudar a fortalecer os corpos externos e internos do praticante, as energias vitais e o espírito. Despertando o potencial de nossos corpos, fortalecendo nossa imunidade e comunicação interna, e entendendo cada caminho de circulação, trabalhamos para ter um corpo, mente e espírito limpos e calmos 

Meditação

A Meditação também faz parte das Práticas Corporais da Medicina Chinesa, pois através de técnicas de controle da respiração e do foco mental, realiza profundo enraizamento do potencial criador e curador de nosso corpo.

As práticas de Meditação são suaves e fáceis de aprender, possibilitando sua repetição de maneira a tornar nossa mente e corpo cada vez mais integrados.

Fechar Menu