Medicina Chinesa x Coronavírus por Mauricio C. Pellegrini

Medicina Chinesa x Coronavírus por Mauricio C. Pellegrini

É fato observável: o índice de recuperados do surto do ‘coronavírus’ na China é disparado o maior dentre todos, aproximadamente 90%!  Em segundo lugar há um índice de aproximadamente 10%! A que se deve esta discrepante diferença?  A construção rápida de novos hospitais?  A contenção imediata e rigorosa da principal província infectada inicialmente?  Sim, certamente estes atos contribuíram, mas sozinhos não indicam todo esse sucesso. Pesquisando mais a fundo percebemos que as técnicas da Medicina Chinesa atuaram muito na contribuição deste expressivo resultado de recuperações.

           A Medicina Chinesa compreende essencialmente técnicas corporais como Qì Gong, Taiji e Meditação, técnicas de alimentação como a Dietoterapia Chinesa, e técnicas de intervenção como a Fitoterapia Chinesa, a Acupuntura e Moxabustão (Zhenjiu) e a Massoterapia Chinesa (Tui-Na).

           Observamos nos hospitais e nas ruas, em diversos vídeos nas redes sociais, pessoas infectadas praticando Qì Gong e Taiji, assim como pessoas nas regiões de foco praticando para melhorar suas defesas e não contrair o vírus. Observamos diversas pessoas recorrendo a fórmulas fitoterápicas obtendo resultados imediatos expressivos. Observamos pessoas cuidando melhor de sua alimentação, onde até o governo fechou os famosos ‘mercadões centrais’ com seus exóticos ‘petiscos’ de insetos fritos e demais animais sendo abatidos e preparados a céu aberto. Pessoas se voltaram ao campo e suas plantações livre de contaminantes e químicos, bem como a práticas religiosas e meditativas em suas casas no confinamento. E, em alguns casos, a intervenção com a Acupuntura, Moxabustão e Tui-Na em clinicas particulares ampliavam estes excelentes resultados!

          Estas evidências nos fazem refletir o quanto deveríamos conhecer melhor e integrar mais destas milenares e eficazes técnicas de Medicina em nossas realidades ocidentais, que ainda tanto sofrer para combater esta epidemia. Eu sou suspeito pra falar, pois há quase 15 anos vejo de perto e diariamente pratico e constato os resultados incríveis desta milenar Medicina. Cada técnica que a compõe tem seu valor, que se complementam num sistema completo e muito inteligente, assim como a Vida é e se expressa. Aliás, os fundamentos dessa Medicina integram absolutamente esta relação do ser com o mundo em que vive, e com os movimentos da própria Vida, considerado essencial para se manter boa saúde. Na prática, observamos como isto faz também grande diferença.

         Por fim, nos parece um ato inteligente buscar estas práticas da Medicina Chinesa para não só combater, mas prevenir-nos contra este e qualquer outro agente patogênico e todos os tipos de enfermidades, ao promover a saúde!

        Fica o convite, e muita Saúde e Consciência a todos nós!

Fechar Menu