Você sabe o que é Wudang Taiji?

Você sabe o que é Wudang Taiji?

O Taiji é um método de treinamento interno que foi criado pelo grande sacerdote e imortal taoísta Zhang San Feng na Montanha Wudang. Geralmente, quando as pessoas discutem “Taiji”, estão se referindo ao Taijiquan, ou à prática das formas envolvidas no Taiji. O Tai Chi Chuan é considerado parte do maior “Sistema Taiji”. O Sistema Taiji é composto de três partes: Wuji, Taiji e Liangyi. Cada uma dessas três partes contém suas próprias práticas, objetivos e métodos de treinamento. Embora o Sistema Taiji esteja separado em três partes, elas são todas integradas e complementares às outras.

Wuji é outro nome para “nei dan” (prática de meditação taoísta). A prática de Wuji (livremente traduzida como “vazio final”) é para o cultivo de nossas três vitalidades: Jing (Essência), Qi (Energia) e Shen ( Espírito) Nós praticamos Wuji para promover a saúde dessas três vitalidades, Wuji é também entendido como o caminho para a imortalidade, a fim de nos tornarmos mais fortes e robustos em nossa saúde e nossas vidas, devemos fortalecer e praticar nosso Jing, Qi e Shen.

O Taiji é a interação equilibrada do yin e do yang. Sob o Sistema Taiji, o Taijiquan é a forma que usamos para nos cultivar e aprender a desenvolver e compreender o sentimento em nossos corpos e como integrá-lo ao movimento. Na prática do Taijiquan aprendemos a rigidez na suavidade do movimento e aprender a usar nossa respiração através do dantian, e nossa intenção e consciência interna para guiar nosso movimento. Ao contrário do equívoco distribuído de que o Taijiquan é simplesmente um exercício calistênico para os idosos, é na verdade uma prática interna profunda. Isso requer muita dedicação e uma forte determinação.

Enquanto o Liangyiquan é para o uso da energia que cultivamos através da nossa prática. O poder de Liangyquan é explosivo, lembrando uma bomba detonando, sua prática é mais para uso em aplicações de combate prático. Embora o Taijiquan tenha todo movimento com a mesma velocidade, e com o mesmo equilíbrio em maciez e dureza , o movimento Liangyiquan é lento e suave, seguido por um rápido movimento explosivo, chamado fali.

A prática de todos os elementos que compõem o Sistema Taiji podem nos ajudar a entender mais profundamente nossos corpos e mentes e aprender os métodos para torná-los mais limpos, mais claros, mais silenciosos e mais saudáveis. O treinamento de Taiji nos ensina não apenas a treinar nossos músculos, tendões e ossos, mas também a treinar nossa intenção, sentimento interno, consciência e poder.

Benefícios para a saúde para o praticante de Taijiquan

A prática do Taijiquan traz grandes benefícios para aqueles que buscam melhorar sua saúde física, mental e emocional. Muitas pessoas na sociedade moderna sofrem de desconforto crônico no pescoço, ombro, costas, quadril e joelho, como resultado da má postura e maus hábitos de vida. Se esses detalhes não forem corrigidos precocemente, com o tempo elas podem se tornar problemas crônicos que têm um grande efeito na vida pessoal e na saúde geral; problemas dolorosos que se tornam cada vez mais difíceis de consertar à medida que envelhecemos e nossos corpos se tornam mais duros. O Taijiquan dá grande importância ao cultivo da postura correta. Ao alinhar a postura, mantendo uma coluna reta e relaxada nas costas e na cintura, com o tempo os praticantes de Tai Chi Chuan começam a sentir uma maior liberação de tensão acumulada e rigidez no pescoço, ombros, costas, cintura e quadris. Isso acontece como resultado do processo de relaxamento dos músculos e tendões do corpo, especialmente aqueles que estão no pescoço, ombros e costas.

A importância do alinhamento corporal correto e seu efeito sobre a saúde do corpo também se estende ao resto do corpo, incluindo os braços, quadris, joelhos e tornozelos. Sendo as articulações de suporte de carga que recebem muito do desgaste de nossa vida diária, os quadris, os joelhos e os tornozelos são frequentemente lugares onde a tensão se acumula e a rigidez ocorre. O alinhamento corporal incorreto também pode ter um forte efeito nas articulações da parte inferior do corpo – especialmente nos quadris e nos joelhos. Ao afrouxar os músculos da parte inferior das costas, a tensão acumulada ao redor dos quadris começa a diminuir. A prática do Taiji melhora muito a força dos joelhos e tornozelos, pois dá ao corpo um exercício que se concentra muito na lenta melhora da saúde dos tendões e dos ligamentos.

Como a prática do Taijiquan também é útil na promoção de todos os diferentes sistemas circulatórios do corpo, uma maior lubrificação das articulações também é um resultado natural. A promoção de maior mobilidade articular, facilidade de movimento e flexibilidade de tendões e músculos também pode ajudar a aliviar e prevenir as dores que o corpo começa a sofrer com o tempo.

Ao liberar a tensão acumulada e a rigidez nas diferentes áreas do corpo, todos os sistemas circulatórios começam a fluir mais suavemente à medida que os bloqueios são removidos e a tensão é aliviada. Os resultados da maior circulação são melhora da imunidade, melhor fluxo sanguíneo, órgãos internos mais saudáveis e equilibrados, maior capacidade de eliminar toxinas do corpo, articulações mais macias, etc.

A prática do Taijiquan requer foco e memória. O movimento correto e uma postura relaxada exigem determinação e foco que podem ser acumulados ao longo do tempo à medida que a prática progride. Como algumas formas de Taiji têm mais de 20 minutos, melhorar a força da memória também é importante.

A prática de Taiji exige e promove uma mente e um estado emocional relaxado e focado. Aqueles estudantes que sofrem de estresse e / ou desequilíbrio emocional descobrirão que ao praticar o Taiji com o tempo, suas emoções se tornam mais equilibradas e seu temperamento geral se torna mais pacífico como resultado da prática. Isso acontece por meio de órgãos mais fortes e equilibrados (que exercem grande influência sobre a saúde e o equilíbrio das emoções), fortalecem a circulação e concentram-se em regular a respiração e a fluidez dos movimentos lentos – todas essas mudanças ocorrem naturalmente através da prática.

A mente humana é como um lago. Quando se olha para as águas calmas de um lago, pode-se ver a grandeza e profundidade. O que é refletido na superfície é claro. Quando as águas não estão calmas, é impossível ver o fundo e é difícil discernir o próprio reflexo. Com uma mente quieta como águas paradas, pode-se refletir com mais clareza e compreender a vida mais profundamente; entrando mais profundamente nos mistérios da prática interna e cultivando abundante jing, qi e shen no corpo. Através da prática do sistema de Taiji pode-se realmente desfrutar de uma saúde radiante em todas as suas manifestações.

A Prática

Aqui na academia nós temos três formas principais de Taiji: Taiji 13, Taihe, Baduanjin, Wuxing, dentre outros também praticamos Taiji Espada, assim como outras práticas que são complementares ao Taiji, como Taiji andando, meditação em pé e várias formas de qi gong. Muitas vezes, durante o treinamento básico, os alunos praticam a caminhada de Taiji, as mãos em nuvem e a meditação em pé. Praticar todos os elementos que compõem o Sistema Taiji pode nos ajudar a entender mais profundamente nossos corpos e mentes e aprender os métodos para torná-los mais limpos, mais claros, mais silenciosos e mais saudáveis. O treinamento de Taiji nos ensina não apenas a treinar nossos músculos, tendões e ossos, mas também a treinar nossa intenção, sentimento interno, consciência e poder, a fim de gerar maior equilíbrio e saúde em nossas vidas.

A Escola Saúde e Consciência é representante afiliado da Federação Brasileira de Artes Marciais Wudang Sanfeng.

Conheça mais acessando o site:
h http://www.wudang.com.br/site/

Fechar Menu